Evento
A Academia Brasileira de Gastronomia – ABG, no cumprimento de seus objetivos institucionais e de sua atuação como afiliada regional da International Academy of Gastronomy e da Academia Iberoamericana de Gastronomia, organiza o primeiro Simpósio Internacional de Gastronomia da Amazônia – SIGA, de 28 a 30 de agosto de 2025, que contará com a participação de renomados pesquisadores do Brasil e do mundo.
Enfocando o tema “Gastronomia Regional e Sustentabilidade”, o SIGA 2025 realizar-se-á na cidade de Belém, que também sediará a Trigésima COP das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP30, em novembro deste ano, além de ser Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO desde 2015.
As transformações do clima refletem na sustentabilidade dos ecossistemas em todo planeta. A produção de insumos culinários, um dos alicerces do processo de desenvolvimento da gastronomia, é impactada pela dinâmica que tais mudanças produzem em todos os lugares da terra, inclusive nos territórios gastronômicos.
Nesse contexto, o SIGA 2025 pretende analisar a gastronomia de caráter regional sob a perspectiva do sistema alimentar de território, em risco de transformação radical. A sustentabilidade torna-se, assim, um eixo estratégico para preservar identidades tradicionais e desenhar caminhos futuros daquele sistema.
A regionalidade gastronômica será abordada por diferentes geografias, no Brasil e mesmo no exterior, mediante troca e debate de políticas públicas e iniciativas privadas viabilizadoras de desenvolvimento sustentável em diversos biomas e culturas. Não obstante, ao escolher a cidade de Belém, na Amazônia Brasileira, para sediar o evento, a ABG enfatiza a premissa da gastronomia regional sustentável e sua indissociabilidade do debate sobre mudanças climáticas, bem como estimula o conhecimento da floresta amazônica e as vivências de experiências alimentares locais, em uma região que tem papel decisivo no futuro do planeta.
Realizadores





Parcerias institucionais





